A Nossa História

Por ocasião da realização da II Convenção Nacional em 2014 que teve o propósito de comemorar os 30 anos de existência dos Grupos Familiares Al-Anon em Portugal foi contada a sua história no nosso País bem como algumas referências ao seu início nos EUA. 

A Organização Mundial de Saúde reconheceu em 1967 o alcoolismo como uma doença mas, a sociedade em geral desconhece e desvaloriza o impacte que o alcoolismo provoca no contexto familiar.

Foi este particular impacte que Lois W. intuiu em finais de 1935 quando atirou com um sapato ao seu marido Bill W. cofundador de Alcoólicos Anónimos….Gritando “ raios partam as suas reuniões”. Foi esta atitude inesperada à assiduidade de Bill W. às suas reuniões de recuperação que levou Lois W. a reconhecer a necessidade da sua própria recuperação.

Entre 1935 e 1941 em muitos locais dos Estados Unidos, pelo empenho e trabalho incansável de Lois W. e Anne S. foram crescendo os grupos, na época constituídos essencialmente por esposas, que procuravam centrar-se na sua própria recuperação através dos 12 Passos de Alcoólicos Anónimos.

Perante o imenso número de grupos existentes foi em 1954 constituída a associação sem fins lucrativos denominada Grupos Familiares Al-Anon e, a partir dessa altura a expansão para o resto do mundo. O Al-Anon chegou a Portugal no já longínquo ano de 1984 através de uma médica que conheceu os grupos de autoajuda Al-Anon, entendeu a sua importância para os familiares de alcoólicos e dinamizou a abertura do primeiro Grupo Al-Anon em Lisboa.

Tal como consta do ponto 1 da primeira ata do balanço da atividade do Grupo realizada em 25 de novembro de 1987 pelas 18h30m, sob o título – HISTÓRIA é referido:

“O Grupo reúne com regularidade há cerca de 24 meses tendo a sua 1ª reunião de que há registo sido realizada no dia 12 de novembro de 1984 é provável, no entanto, que antes daquela data se tenham efetuadas algumas reuniões.

O Grupo começou a funcionar com 3 pessoas havendo por vezes reuniões com apenas 2 pessoas.

Em julho de 1985, tendo o Grupo mais assistência, foram distribuídas tarefas pelos membros com maior antiguidade e regularidade, passou assim a haver um secretário, um tesoureiro e 2 coordenadores. Aos 2 primeiros coordenadores juntaram-se mais tarde outros 2.

Em abril de 1986 fez-se o registo do Grupo, que tomou o nome de Grupo do Corpo Santo, no WSO/ESM— Escritório de Serviços Mundiais dos Grupos Familiares Al-Anon tendo então o Grupo 10 membros, isto é, 10 pessoas que participavam regularmente nas reuniões.

Em agosto de 1986 aumentou consideravelmente, nos meses anteriores a frequência das reuniões, que em regra, passaram a ter a presença de 15 a 16 pessoas.

 Depois das férias de verão de 1986 o número de presenças continuou a aumentar e, hoje 25 de novembro de 1986 podemos dizer que o Grupo já tem uns 18 membros, andando a frequência das reuniões pelas 20 pessoas.”

A grande maioria dos atuais membros não conheceu esses veteranos nem, muitos outros membros que se recuperaram com perseverança e, com generosidade serviram a comunidade Al-Anon dando incondicionalmente o que de graça receberam. A todos eles devemos gratidão, igualmente incondicional. 

Bill W. cofundador de Alcoólicos Anónimos na palestra que proferiu em 1961 na I Conferencia de Serviços Mundiais de Al-Anon. Disse ”Com grande rapidez e bons resultados, vocês estão a começar a preencher aquele terrível vazio que existia há muito tempo e que afetou a metade dos nossos membros no seu relacionamento familiar. Claro, que o relacionamento familiar é o mais difícil porque foi o mais atingido”. 

Dia após dia ano após ano muitos membros continuam a sua jornada de Esperança e Recuperação na partilha de tristezas, medos, desânimos, alegrias, sonhos, êxitos e muito amor, compreensão e crescimento pessoal. 

Centenas de pessoas passam pelos Grupos Familiares Al-Anon e, a comunidade necessita continuar a crescer, porque há pessoas a sofrer e precisamos dar a conhecer o nosso programa. Por isso, com imensa sabedoria Lois W. disse: -”Qualquer pessoa pode começar algo mas são precisas muitas para continuar”. 

Como Associação sem fins lucrativos foram aprovados pelo Estado Português em 12 de junho de 2001 os estatutos da Associação de Serviços Gerais dos Grupos Familiares Al-Anon de Portugal, e seus anexos—12 Passos,12 Tradições e os 12 Conceitos . Neste dia realizamos, anualmente, um evento denominado CASA ABERTA em que todos os membros podem vir conhecer o ESG – escritório de serviços gerais.

Como comunidade celebramos o dia 12 de novembro como o Dia Nacional dos Grupos Familiares Al-Anon de Portugal por ser o dia em que se realizou, em 1984, a primeira reunião de autoajuda.

Contacte-nos através do formulário:

Open chat
Como podemos ajudar-te?