Aos Profissionais
Boletins Informativos:
Pelo menos duas a quatro pessoas adultas têm a suas vidas afectadas pela convivência com familiares ou amigos doentes alcoólicos.
- Os Grupos Familiares Al-Anon prestam ajuda a essas pessoas e são para todos aqueles cuja vida tenha sido afectada pela convivência com um doente alcoólico.
- Estatísticas (nos Estados Unidos) mostram que cerca de 50% dos divórcios se devem a problemas familiares provocados pelo consumo excessivo de álcool e que cerca de 50% de delinquentes juvenis foram afectados pela convivência com doentes alcoólicos, no meio familiar. Igualmente a grande maioria de acidentes de viação é provocada por condutores alcoolizados, o que provoca enormes danos emocionais e materiais às famílias.
- Estatísticas mostram que 60% dos doentes hospitalizados sofrem de doenças relacionadas com o consumo excessivo de álcool.
- A doença do alcoolismo pode ser, muitas vezes, identificada pelos profissionais, através dos membros da família ou amigos próximos.
O profissional de saúde sendo capaz de detectar o problema, ajudar e orientar muitas vezes, encaminha os seus pacientes para os Grupos Familiares Al-Anon como mais um apoio na recuperação reconhecendo – os como um recurso disponível na comunidade para todos aqueles que se identificam como familiares ou amigos de doentes alcoólicos.
Muitos membros referem que tomaram conhecimento e foram aconselhados por profissionais de saúde a frequentar as reuniões dos Grupos Familiares Al-Anon.
Estatísticas mostram que, por outro lado, 47% dos membros dos Grupos Familiares Al-Anon procuram aconselhamento profissional após frequentar as reuniões.
Os Grupos Familiares Al-Anon , através dos seus membros, estão disponíveis para realizar reuniões em Instituições Públicas (hospitais e centros de tratamento e outras) e Privadas (empresas e outras) para dar a conhecer a Associação de Familiares Al-Anon e partilhar a sua experiência como familiares de doentes alcoólicos.
O escritório da Associação possui folhetos com informação dirigida aos profissionais de saúde e outros.
Se é um profissional e deseja conhecer melhor a Associação de Grupos Familiares Al-Anon, por favor contacte-nos pois teremos muito gosto em enviar-lhe gratuitamente folhetos informativos.
Juntos conseguimos o que sozinhos não somos capazes
Os nossos Grupos Familiares Al-Anon podem ajudar