“A leitura diária dos livros e folhetos de Al-Anon abre as nossas mentes para a certeza de um modo de vida mais gratificante.” Isto é o Al-Anon

Consulte a nossa literatura abaixo e entre em contacto para a adquirir.

Buscar

Filtrar por Gênero

_genero_filtro

…em Todas as Nossas Atividades: Tirando Proveito das Crises

A vida coloca-nos em muitas situações difíceis que se podem tornar insuportáveis se não formos capazes de responder com eficiência. Aqueles cujas vidas foram afetadas pela doença familiar do alcoolismo conhecem muito bem essas crises, sejam causadas diretamente pelo alcoolismo ou agravadas por ele. Este livro apresenta experiências de muitas pessoas que utilizaram os poderosos instrumentos do Al-Anon para enfrentar algumas das difíceis situações de recuperação através dos Doze Passos as levou a compreender que não há situação tão difícil que não possa ser superada, nem infelicidade tão grande que não possa ser amenizada. Aplicando as ideias do Al-Anon, essas pessoas descobriram que era possível encarar seus problemas sob uma nova perspetiva o que, muitas vezes, as levava a encontrar soluções. Na realidade, conseguiram tirar proveito das crises.

A ênfase destas histórias não está no problema, mas na utilização do programa Al-Anon para aliviá-lo. Elas representam uma grande variedade de situações e estilos de vida, nenhum dos quais deve ser considerado como aprovação ou desaprovação. As palavras e circunstâncias pertencem às pessoas que as compartilham. Para cada um de nós, nossa própria situação é a mais difícil, porque é dentro dela que estamos lutando. A importância real dessas experiências compartilhadas está em como o Al-Anon ajudou cada pessoa a enfrentar o seu problema 

Mas o Al-Anon não tem pretensão de curar todos os males. Estas experiências mostram que, em muitos casos podem ser necessários ajuda e apoio especializados, como aconselhamento médico ou legal.

Entretanto, sejam quais forem as circunstâncias de cada um, todos podemos adquirir coragem e força através dos relatos de sucesso de outras pessoas. E como essas histórias o demonstram bem claramente, trilhando o caminho de recuperação do Al-Anon, nós também podemos ter um despertar espiritual e vir a “praticar estes princípios em todas as nossas atividades”.

A esperança para hoje

É com alegria e gratidão que partilhamos a iniciativa do ESG em voltar a reimprimir o livro “A esperança para hoje”, esgotado já há algum tempo. Vários foram os pedidos que chegaram ao Escritório e que agora podem ter resposta.  Este livro de partilhas diárias, ajuda-nos a compreender como a doença do alcoolismo tem impactos que são comuns a familiares e amigos de alcoólicos.

Descreve como o medo, impotência, descontrolo, dúvida, tristeza, coragem, aceitação, sanidade ou serenidade podem influenciar o caminho percorrido. Esta peça da LAC, apresenta partilhas, pensamentos e meditações de membros do Al-Anon em recuperação, incluindo daqueles que conviveram e cresceram em lares onde a doença do alcoolismo afetava a família. 

A “Esperança para hoje” faz-nos perceber que todos os corações batem da mesma forma. Filhos adultos, pais, irmãos abrem os corações e partilham esperança, ajuda e força que o Programa Al-Anon permitiu descobrir.

O dilema do casamento com um alcoólico

O “Dilema do Casamento com um alcoólico” é uma peça da LAC dirigida a parceiros que lidam com os desafios da doença do alcoolismo, esteja o alcoólico a beber ou não. Nela se abordam as dificuldades em estabelecer uma comunicação equilibrada e saudável, propondo as ferramentas para compreender a dinâmica entre parceiros. Também se podem encontrar textos sobre as diferenças na forma como nos expressamos e comunicamos, e como podemos aplicar os 12 Passos aos problemas conjugais. Este olhar diferente sobre os 12 Passos, pode ajudar a compreender novas perspectivas, através de conjuntos de perguntas associadas a cada Passo. Elas constituem mini inventários, que nos podem auxiliar a libertarmo-nos de velhos fardos e indicar novos caminhos emocionais e espirituais.

Este livro pode ainda ajudar significativamente a compreender como a mudança de atitude face aos efeitos do alcoolismo, implica questionarmo-nos “Eu digo o que penso e Eu penso o que digo?”.  É um importante instrumento do programa para os parceiros de alcoólicos encontrarem ajuda na sua recuperação, para voltarem a sentir serenidade e a redescobrir a sua força e esperança.

Abrindo nossos corações – Transformando nossas perdas

O luto e a perda podem afetar quase todos os aspectos de viver ou ter vivido com um alcoólico. No livro “Abrindo nossos Corações – Transformando nossas Perdas”, diferentes pessoas partilham como aprenderam a reconhecer e aceitar estas perdas em situações muito diversas, com a ajuda dos Grupos Familiares Al‑Anon. Nele partilham sobre a doença da família e as perdas que essa doença provoca, tanto a nível individual como a nível familiar, e sobre as dificuldades em mudar as dinâmicas das relações. Questões e situações que atormentam os membros que conviveram ou ainda convivem com um familiar alcoólico são abordadas de uma forma muito direta: Morte? Dor como processo? Crescimento pela dor? Cuidar de si? Como lidar com a incerteza e com as crises? Como lidar com o caos que o alcoolismo provoca? Como é viver com a doença emocional, espiritual e até física, que a convivência com os efeitos do alcoolismo provoca? Temos como lidar com a dor da antecipação? Como aplicar o desligamento com amor? Partilhas sobre essas perguntas e muito mais, são o conteúdo deste livro. Compartilhar e meditar sobre as mensagens de força e esperança nele contidas, pode ser muito útil. Meditar sobre a transformação das nossas perdas e fazer o desligamento do sofrimento pode não ser fácil, mas aqui lemos as partilhas de quem o fez e abriu o coração a novas escolhas. Se ao ler as questões seguintes se identifica, então este livro pode ajudar: 
 • Ainda estou focado em encontrar ajuda para o alcoólico, de uma forma que possa desviar meu foco da minha própria recuperação? 
 • Se hoje ocorresse uma crise legítima na minha vida, que ferramentas do Al‑Anon poderiam ajudar-me a lidar com ela de forma construtiva? 
 • De que forma criei ou contribuí para uma situação de crise? 
 • Se há uma perda específica que temo que aconteça no futuro, por que essa perda potencial atrai tão fortemente minha atenção?   

Convivendo com um alcoólico sóbrio – um outro começo

Coragem para mudar: um dia de cada vez no Al-Anon II

Contacte-nos através do formulário: